terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Eu tenho um caso com Mamãe Noel

Era uma vez o Papai Noel. Velhinho adorável, doce e solidário. Todos os anos, no dia de Natal, ele entrega presentes para crianças. Todos o adoram e usam sua imagem com alegria e orgulho. Poupe-me! Livre-me de mais um burguês da Idade Contemporânea. Papai Noel nasceu há muito tempo, e já estava a frente de seu tempo. Por isso ele fez e faz tanto sucesso. Todos aqueles que inovam são mais chamativos.
O Papai Noel hoje veste terno e lidera grandes empresas. É serio! Antigamente existia apenas um, vestido de vermelho e andando de trenó. Hoje eu posso ver milhares, todos andando de limusines e pegando táxi para ir na padaria. Fazem uma doação ali e outra aqui e juram estar fazendo o melhor para a humanidade. Poupe-me! Livre-me de gente hipócrita! Velhinho safado. Entrega um presente barato uma vez a cada ano e fica de bem consigo mesmo todos os outros 364 dias.
Todos vivem assim nos dias de hoje. Fazem uma caridade aqui e outra ali e já está ótimo! Os humildes adoram. Amam ver um político indo lhe entregar cesta super-básica uma vez ao ano. Eu voto no Papai Noel! Ele é caridoso. Ninguém vê as verdadeiras caridades de terceiros, ninguém dá valor aos que realmente fazem um bom trabalho. Aqueles que se dedicam e se preocupam fielmente, esses sim, são os merecedores de andar no trenó e de limusine mundo afora. Mas como nada no mundo funciona, os realmente merecedores de árvores de Natal andam é de carroça.
Papai Noel é um safado. Trabalha um dia por ano e já acha que faz muito. Ele me cheira a político. Eu tenha pena é da Mamãe Noel, uma pobre coitada. Primeira dama que está sempre em segundo plano. Imagino ela aturando Papai Noel todo o ano enquanto faz ensopado de rena. E os anões? Ah, claro! Papai Noel é burguês, não se esqueça! Os anões são os operários, para variar. Aposto que nem recebem salário. Ficam felizes em fazer brinquedos para o gordo. As pessoas agradecem os anões no dia de Natal? Nem respondo. Branca de Neve é outra empresária e política metida. Com toda aquele seu andar majestoso e cara de princesa do século passado, ela irrita profundamente tanto quanto Papai Noel.
Branca de Neve tem sete anões. Papai Noel deve ter sete renas, não tenho certeza. Aposto que eles trocam os papéis de vez em quando. Ele empresta suas renas a ela para andar em carruagens de abóbora, e ela lhe empresta os anões para fazer o árduo trabalho. O mais-valia é realmente uma coisa bela. Acho que Papai Noel tem um caso com a Branca de Neve, para falar a verdade. Político e empresário é tudo brinquedo do mesmo saco.
Espero do fundo do coração que todos os Papais Noéis e Brancas de Neve do meu século sejam felizes, pois não vejo como eles podem o ser com a culpa da situação mundial nas próprias mãos. Espero que caia mais dignidade da chaminé de cada um. E que eles a aceitem de braços mais abertos. Eu, e toda a população mundial só teríamos a agradecer.
Um dia eu ainda vou na casa dos outros e jogo sentimentos embrulhados pela chaminé. Entrego de carroça mesmo. Mas até lá, vou para a casa do Papai Noel ter um caso com Mamãe Noel. Afinal, só posso fazer isso uma vez a cada ano, não é mesmo? Espero que ela não tenha salgado demais o ensopado de rena. Feliz Natal!