sábado, 22 de dezembro de 2007

Diabo não sabe fazer mel

Senti a Morte a um passo de mim. O fundo do penhasco parecia estar a menos de uma piscada de distância. Fechei meus olhos e não quis mais abri-los. Se eu o fizesse, estaria condenado ao Inferno. Com certeza o Paraíso não era meu lugar, não depois de tantas maldades presenciadas por minha pessoa.
Fazendo muita força para continuar de olhos fechados, sentia cada vez mais perto a presença do Diabo. Ele mastigava chiclete e ouvia MPB em seu radinho de pilhas. Eu podia ouvir as duas coisas. Também senti Deus chegando, ele gostava de estalar os dedos continuamente. Aquele barulho de mastigação de chiclete juntamente com estalos de dedos e música no fundo começou a me deixar com coceira no cotovelo.
Meus olhos me enganam. Seus olhos também o enganam. Assim como você, eu só vejo o que quero ver. Nossos olhos são crianças mimadas e egocêntricas. Gostam de focar o mel e nos deixar com vontade de colocá-lo na boca. Fazemos isso. Logo em seguida as formigas beliscam nossa gulosa língua. É nesse ponto que enxergamos aqueles insetos que ali estavam. Olho trapaceiro!
Há uns dias atrás eu fiz um tour pelo Paraíso. Não era nada comparado ao castelo da Cinderela, mas era alguma coisa. Gostei do local porque era aconchegante. Não gostei do local porque tinha muitas formigas. A diferença, era que lá tinha pouco mel, porém muito saboroso. Diga a verdade, até que vale a pena provar do mel e ser beliscado. Fazemos isso todos os dias. Sabemos que existem formigas ali, apesar de não podermos vê-las.
Há uns dias atrás fiz um tour pelo Inferno. Não era nada comparado ao Rio Tietê, mas era alguma coisa. Gostei do local porque era refrescante. Não gostei do local porque tinha muito mel com pouco sabor. A diferença, era que lá não tinha formigas. Diga a verdade, até que vale a pena provar do mel e ser beliscado. Diga a verdade, até que vale a pena provar do mel sem ser beliscado. Fazemos isso todos os dias. Sabemos que existe mel ali, apesar de muitas vezes focarmos nas formigas.
Mas que droga, não? Eu preferiria ser cego, seria tudo muito mais fácil. Não veria mel nem formiga. Seria o que Deus quisesse. Seria o que o Diabo quisesse! Eu não busco meus sonhos porque tenho medo das formigas. O Paraíso é o melhor lugar para se viver se você quer realmente viver. Qual a graça da vida sem os obstáculos? Vida fácil é sinônimo de morte espiritual.
Estava a uma piscada de distância do fundo do penhasco. Decidi abrir os olhos e fugir do meu medo. Lá estavam os dois na minha frente. Deus e o Diabo estavam sentados de pernas cruzadas olhando para mim. Um deles estalava os dedos e o outro ouvia MPB enquanto mastigava chiclete. Não sabia quem era quem, e meus olhos queriam me enganar e mostrar as formigas e o mel na volta de cada um deles. Não deixei. Dei as costas para os dois e escalei o penhasco de volta. Ainda tinha muito para ser feito.
de volta a minha vida, me preparei para fazer dela uma aventura. Eu estava disposto a colocar na cabeça das pessoas que procurar por mel de qualidade vale a pena. Estava disposto a mostrá-las que esquecer as projeções oculares e seguir os instintos era o melhor caminho. Maldito olho! Tão ambicioso, tão covarde. Tão prazeroso, tão doloroso.
Comecei a mastigar chiclete e sentei em um formigueiro. Ao som de MPB, um pote de mel apareceu como num estalar de dedos. Meu cotovelo começou a coçar, e você imagina o porquê.