quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Hierarquia do hierarquizado

Somos todos iguais perante Deus. Mas o próprio Deus também não é igual no meio de todos nós? Não há hierarquia para Ele. Quem inventou os hierarquizados? Os mais afortunados, dominando os menos? Os que hierarquizam...?
Da onde surgiu isso? Deus não criou a hierarquia. Ele não existe para sentar num trono diante de todos, diante de cabeças baixas, corpos ajoelhados que estendem os braços e a “fé”.
Se ele está em algum lugar, não é acima de mim com a presença cravada em rostos de pintura e grandes estátuas maiores que nós mesmos, acima de nossas cabeças. Ele não se sobrepõe aos nossos sentimentos, nossas felicidades e mágoas.
Ele não é o único fora da máxima “somos todos iguais”. Engano nosso, pois Ele faz parte dela. Tenho certeza: se ele está em algum lugar durante o nosso dia-a-dia, ou durante a nossa reza, é ao nosso lado. Eis que ele desliza para perto de nós. Ajoelha-se, reza junto. Ouve. Presta atenção em nossos pensamentos.
Ele também olha de baixo suas grandes estátuas e monumentos, olha de baixo para cima. Pois elas nada são além de pedra.
Eu não quero ir à praia e pensar que Deus está me olhando lá de cima. Não pode ser. Eu deslizo sobre a água, enquanto ele desliza ao meu LADO. Ele me toca, me transmite calor e frio. Faz-me cócegas, belisca meus pés. Queima minha pele. Cheira à sal.
Eu não quero dormir e pensar que Deus cuida de mim lá de cima. Quero pensar que ele dorme ao meu lado. Que me esquenta, me faz sonhar e acordar. Que faz meus olhos brilharem ao encarar o espaço e o infinito.
Ele está ali ao meu lado, apreciando o bolo de cenoura, a bala de morango e o beijo da minha mãe. Onde está a hierarquia?
Espero o dia em que todos nós iremos parar de vangloriar falsas auto-proclamações de terceiros. O dia em que não valorizaremos imagens e esculturas, e sim aquilo que se apresenta a nossa volta. Aquilo, que é a prova mais viva da existência de Deus, seja Ele como for.


Pobre seria do ser humano viver num mundo sem hierarquia. Voltaríamos a viver no Neolítico.
O Barack Obama, a Madonna, o Roberto Marinho e o Mao Tse-Tung se desculpam: hierarquia é fundamental.
O Papa não pede desculpas. Foi em nome de Deus.